quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Um tapa na cara...

Nunca fui rica, mas, graças a Deus, nunca faltou nadinha de nada aqui em casa. Não sei o que é passar fome, frio ou dor. Tenho os meus pés no chão - sim, tive que arregaçar as mangas e trabalhar desde os 15 anos-, mas, ainda levo golpes da realidade.

Hoje fui fazer a unha numa manicure amiga da minha família. A conheço há uns 10 anos e sempre acompanhei a vida suada dela. Acorda cedo, trabalha na casa das clientes e no salão. Não tem final de semana, feriado ou férias. Também não tem convênio (faz tudo no postinho), nem carro muito menos casa própria. Por incrível que pareça vive muitíssimo bem sem tudo isso.

Durante o nosso longo papo, ela me revelou uma preocupação: a dona que aluga a casinha de três cômodos dela pediu o imóvel para alugar para outra pessoa que pague mais. Resumo: o aluguel custa R$ 202,00 e a dona procura alguém que pague R$ 300. A manicure, desesperada, revirou Guarulhos para encontrar outra casinha. Mas... em vão. Todos os contratos pedem o pagamento antecipado de três aluguéis, ou seja, ela teria que desembolsar uns R$ 600.

Fiquei muda, sem reação. "Meu Deus, o que é R$ 600 reais?" Ok não cai do céu, mas pra mim está longe de ser um dinheiro absurdo... Passou um filminho na minha cabeça e senti o quente no rosto, como se tivesse levado um tapa na cara... doído.

Sabe o que é o melhor? A manicure não perde o humor nem o sorriso estampado no rosto..Eita vontade maravilhosa de viver.

Um comentário:

Samantha disse...

Lili por mais incrivel q isso pareça a maioria dos brasileiros são assim, por mais q o mundo despenque estão sorrindo tentando contornar os problemas. Admiro a força de vontade de pessoas como a sua manicure é esse tipo de atitude que faz as coisas darem certo....

bjao