quarta-feira, 28 de maio de 2008

O trânsito nosso de todos os dias

Moro em Guarulhos, mas tenho uma vida em São Paulo. Isso significa trabalhar, estudar, namorar, passear, tudo a 40 quilômetros de distância, todos os dias. Nessas idas e vindas, posso afirmar (com propriedade!) que me tornei uma especialista em comportamento no trânsito. E acredite: é muito interessante!

Vamos aos exemplos:
O lerdinho: é aquele motorista que aprecia a paisagem ou aproveita o trânsito para meditar. Nessa brincadeira deixa 3, 4,5 carros passarem na frente sem perceber.

O escandaloso: é aquele que mete a mão na buzina por qualquer motivo. Parece que está sempre atrasado - por que não acorda 5 minutos mais cedo?

O esquentadinho: nós mulheres somos campeãs nessa categoria - o que não elimina os homens de fazerem o mesmo. Com os hormônios à flor da pele berramos com o colega do carro ao lado, às vezes sem grandes motivos...

Além dos estereótipos básicos, há outras atitudes dignas de um bom trânsito: alguém cutucando o nariz, ou no celular, ou cantando em altíssimo som, ou tirando a sobrancelha, ou passando batom, ou qualquer coisa do tipo. Ah, não posso esquecer aqueles que aproveitam o trânsito para paquerar. Tem sempre um xavequeiro de plantão!

Apesar dos pesares, faço bom uso dessas horas em vão. Hoje, por exemplo, presenciei uma cena linda, típica de filme americano. Um casal – lá pelos seus 25 anos-, papeava tranquilamente no trânsito. Sabe-se lá o porquê o rapaz ficou nervoso. Daí para uma bela briga foi um pulo. Ela tentava se explicar. Ele, por sua vez, não estava a fim de ouvir. A guerra durou uns 13 minutos. Mas isso pouco importa. O sensacional foi a reconciliação deles. Emocionante!

Ok, agora você me pergunta: “O que eu quero dizer com tudo isso?”. Quero dizer que o “maldito” trânsito me ensina alguma coisa. Ainda não descobri a moral da história, mas esse último exemplo mexeu com o meu dia. Obrigada casal desconhecido.

7 comentários:

Victor Martim disse...

menina esperta...saudade comparsa.

beijos victor martim

Unknown disse...

Adorei, gatinha!
Beijos

Célia Aguiar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Célia Aguiar disse...

tem tbm aquele que mal abriu o semáforo e ele já manda aquela businada...acho q essas pessoas já têm cronometrado o tempo q leva do vermelho pro verde e em 1 milésimo de segundo antes de ficar verde eles já metem a mão na busina...esse tipo "sou espertalhão, sai da frente mané" é o q mais me irrita!

Unknown disse...

Bom, posso dar as minhas impressões do trânsito por uma visão, digamos: "mais por cima" hahaha. Sim, ando de ônibus.

Vou te dizer que o dia dia nos transportes públicos também mexem com o meu dia, mas ainda não aprendi o lado positivo disto....vamos continuar tentando!!

Anônimo disse...

Oi Ligia
Vim te prestigiar
Trânsito é sempre uma emoção e pra vc é todos do sia heim
beijocasssssss

Unknown disse...

excelente analise dona ligia!
não conhecia o blog ainda, mas gostei bastante dos seus textos.
bjus
ranieri